[Resenha] Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas - Tempestades Literárias

24 de jul. de 2018

[Resenha] Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas

| |

Ela roubou uma vida. Agora deve pagar com o coração. Nesse misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance. Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira — que ela só conhecia através de lendas —, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... ou Tamlin e seu povo estarão condenados.

Autora: Sarah J. Maas Editora: Galera Record Páginas: 434

Compre através de: Amazon  Saraiva 

AVISO: contém pequenos spoilers. 

Desde que comecei a ler os livros da Sarah, ela tem se tornado minha autora favorita. Com duas séries publicadas, Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas, a nossa autora vem conquistando cada vez mais os corações dos leitores brasileiros (e gringos também!).

O primeiro livro da série, Corte de Espinhos e Rosas, se passa em Prythian, também conhecido como terras feéricas — um lugar onde vivem serem mágicos de diversos tipos e poderes. Prythian é dividida em sete cortes e comandado por seus Grão-Senhores, sendo que o foco principal desse primeiro livro é a Corte Primaveril. No entanto, o lugar está sendo governado por Amarantha, uma rainha truculenta que é capaz de passar por cima de tudo e de todos para conquistar seu objetivo.
“Terá sorte, minha cara, se sequer sobrar o bastante de você para queimar.”
Após a mãe de Feyre, nossa protagonista, falecer e seu pai ir a falência levando toda a família consigo, a jovem teve de batalhar arduamente para alimentar seus familiares. Mas com o inverno já invadindo seu pequeno vilarejo, a jovem se dirigiu até os limites da floresta para encontrar algo que mantivesse ela e sua família viva.

Feliz ao encontrar um enorme e especial lobo, percebendo que o alimento duraria dias, Feyre sacou uma flecha e matou o animal. Ao fazer isso a jovem não imaginava como sua vida mudaria de agora em diante, principalmente quando uma besta descomunal invadiu sua casa e a arrancou dos braços de seu pai. A jovem fora levada para o outro lado, para as terras feéricas.
"Ela roubou uma vida. Agora deve pagar com o coração"
Após matar o lobo, um dos homens de Tamlin, Grão-Senhor da Corte Primaveril, Feyre teve de servir a ele em troca da vida de sua família. Um mundo cheio de feéricos poderosos capaz de destruí-la a qualquer momento mudou a sua vida completamente. É nessa hora que a nossa paixão por Sarah J. Maas nasce.

Ao chegar a Corte Primaveril, Feyre notou algo inusitado, totalmente diferente do que ela poderia imaginar: Tamlin e sua população usavam máscaras em seus rostos, consequência de uma maldição que os amedronta há quase cinquenta anos.
"Minha boca secou enquanto eu avaliava seus estranhos rostos mascarados: sobrenaturais, primitivos e imponentes. Como deuses imóveis ou cortesões ferais."
Ao adentrar aquela mansão enorme composta por diversos feéricos a seu dispor, Feyre passa a ver o mundo de outra maneira. Com a ajuda de algumas pessoas amigáveis e de sua paixão pelo Grão-Senhor, Feyre perde totalmente o medo e a perspicácia que havia quando chegou a Corte, fazendo com que o livro comece a recair a partir desse ponto.

A forma como a protagonista deixa o amor que ela sente e o próprio Tamlin lhe dominar é de nos fazer chorar de ódio a cada página que passa, a não ser que você esteja com os olhos tapados como eu estive quando li pela primeira vez. Não somos capazes de enxergar o mal que havia no relacionamento de Feyre e Tamlin, pois estamos vendados por palavras bonitas e lugares incríveis.

Na minha opinião, esse é um dos fatos que a Sarah queria que nós víssemos, que entendêssemos. Relatar um relacionamento que parece ser perfeito, mas quando você para e vê o que realmente se passa entre aquele casal é um dos motivos que me faz amar ainda mais Corte de Espinhos e Rosas.
"Eu sabia... eu sabia que seguia um caminho que provavelmente terminaria com meu coração mortal despedaçado, mesmo assim... Mesmo assim, não pude evitar."
Mas espere, pois ainda não acabou... Um novo personagem entra em cena, Rhysand. Um dos destaques desse livro, mesmo que a autora não tenha se aprofundado tanto nele, a não ser pelo histórico básico. O Grão-Senhor mais poderoso e cruel de Prythian, também cobaia de Amarantha. Mas mesmo com esse histórico sujo, conseguimos ver a diferença em Rhysand. O homem imortal consegue nos prender e querer saber mais, querer conhecer mais.

Tenho que admitir que Rhysand fez crueldades horrendas junto com sua rainha, assim como fez coisas boas ao ajudar nossa Feyre em um momento de angustia e dor. Ele não é o mocinho da história, e sabe por quê? Sarah J. Maas não cria mocinhos. Isso faz com que algo nesse Grão-Senhor nos encanta.
Saí das proteções do meu salvador e me virei para agradecer.
Diante de mim estava o homem mais lindo que eu já vira.
Vale ressaltar que Corte de Espinhos e Rosas é inspirado em A Bela e a Fera, mas a autora não se prendeu a verdadeira história. Apesar de lembrar, Sarah escolheu dar seu toque especial e criar sua própria marca no mundo literário, com suas criticas sociais (como a divisão de seres, por exemplo) e empoderamento feminino.

Esse livro vai muito além de uma capa linda e uma história qualquer de fantasia. Há um proposito, um universo extenso e pronto para ser explorado nos seguintes livros. Há união, amor, parceria, amizade, também raiva, maldade, traição e guerra. É um livro de altos e baixos que nos segura até o fim e nos faz querer ler mais, ter mais.

Indico para todos os amantes de fantasias e romances, porém o livro é indicado para maiores de 16 anos, por conter cenas explícitas de sexo. Se você está procurando um livro com mistérios, dramas, romances, reviravoltas, aventuras e muito bom, Corte de Espinhos e Rosas é a escolha perfeita. Se agarre a Feyre e viva essa aventura e descoberta de um novo mundo com ela.

Sobre a série
 Resultado de imagem para corte de espinhos e rosas

Corte de Espinhos e Rosas é o primeiro livro da série, que é composta por seis volumes, sendo que A Court of Frost and Starlight (Corte de Geada e Luz Estelar) não foi publicado no Brasil e os outros dois ainda não há previsão. Ao todo, serão seis livros da série e dois de colorir.

2 comentários:

  1. Eu li ACOTAR? Vim correndo pois esse é meu momento. Melhor série e apenas minha opinião importa ❤

    ResponderExcluir
  2. Ah, e só pra deixar claro: Essa foi a melhor resenha do livro que já li. Nenhuma que procurei é tão direta, fácil de ler e verdadeira.

    ResponderExcluir