[Resenha] Cartas Para Uma Falsa Dama - Carol Townend - Tempestades Literárias

24 de set. de 2018

[Resenha] Cartas Para Uma Falsa Dama - Carol Townend

| |
Resultado de imagem para cartas para uma falsa dama resenha
Ainda recém-casado, o conde Tristan deixou sua esposa para defender o ducado da Bretanha. Dois anos se passaram desde a última vez que Francesca vira o belo rosto do marido. Durante todo esse tempo, ela escreveu incessantemente para Tristan, mas não recebeu resposta. Nem mesmo após descobrir que não era a filha verdadeira do conde Myrrdin. Aflita, ela esperava receber o pedido de anulação do casamento a qualquer momento. Porém, quando Tristan retorna, Francesca percebe que não é a única assombrada por segredos do passado.




Carol Townend Editora Harlequin │ 253 páginas
Compre através de: Amazon  
Francesca des Iles é uma jovem que casou-se muito cedo, aos seus 16 anos, e agora, com 19, ela enfrenta uma grande batalha em sua vida. Seu marido, Conde Tristan, não responde suas correspondências há dois anos, desde que fora defender o ducado da Bretanha. Recentemente, Francesca descobriu que não é filha do Conde Myrrdin, embora tenha passado toda a sua vida sendo tratada como uma. O horror de não ser filha legitima e ter se casado sob essas circunstancias tomou conta de Francesca, fazendo com que ela fosse embora de Fontaine. Indigna, era como nossa protagonista se sentia. Aliás, o que Tristan pensaria ao descobrir? Talvez por isso ele não respondia suas cartas? Teria se arrependido do casamento? Essas incertezas penetravam o peito da jovem, deixando-a aflita e decidida a romper seu relacionamento com o Conde.

"Uma parte de Francesca ansiava por acreditar nele, ao passo que a outra parte, a parte que chorara amargas lágrimas pela tortuosa morte do casamento deles, tinha medo. Amar Tristan fora algo que acontecera muito facilmente, e isso se transformara em cinzas com igual facilidade. Eles poderiam mesmo recomeçar do zero?"

Tristan des Iles casou-se com Francesca interessado nas terras de seu pai, que eram vizinhas as suas. Como ele precisava de uma esposa e herdeiros, além das terras, ele viu na jovem uma chance de progredir. É claro que, após se conhecerem, o casal sentiu uma bela atração, que futuramente poderia até se tornar em algo maior... caso Tristan não tivesse que se afastar para prestar serviços á Coroa. Isso não diminuiu o que Francesca sentia por seu marido, é claro, mas apagou qualquer chama que estava acendendo dentro deles. 


Ao voltar para casa, Tristan foi pego de surpresa ao ver que Francesca não estava no lugar onde ele havia a deixado, mas em um baile de máscaras. Não demorou muito para que Tristan aparecesse nessa festa, muito furioso, aliás. A insegurança o torturava a cada passo andado atrás de sua esposa. Francesca não havia respondido nenhuma das cartas que ele enviara para ela nesses dois anos longe. Nenhuma! O que poderia ter acontecido para que ela não lhe respondesse? Era isso que o Conde estava focado em descobrir. 


Mas, devido as circunstancias, Tristan acaba deixando isso de lado para lhe dizer o real motivo por ter estar de volta: ele recebera uma carta anunciando que o pai de Francesca estava em seu leito de morte e desejava a presença da filha. Por mais que o Conde não seja seu pai legitimo, a jovem se sentiu completamente arrasada, desejando encontrar-se com ele o mais rápido possível. A partir desse momento, a história começa de verdade, com seus altos e baixos. 


Vários motivos me incomodaram durante a leitura, a falta de comunicação sobre os próprios sentimentos, duvidas e incertezas entre si foram as causas principais para mim. É compreensível, levando em consideração o que aconteceu no tempo em que permaneceram separados, porém se eles tivessem conversado antes teriam poupado muito tempo e tornaria a leitura menos maçante. Mas, como eu disse, o livro tem seus altos e baixos e, felizmente, tudo vai entrando nos trilhos. 



Para a nossa felicidade, Francesca e Tristan se resolvem assim que voltam para a Bretanha, conversando sobre as, respectivas, cartas e a falta de nobreza e dote da jovem. É óbvio que Tristan não aceita se separar, surpreendendo a si mesmo com o desejo imensurável de permanecer ao lado de Francesca. 
Por mais que a insegurança, em especial da Francesca, tenha atrapalhado muito o desenvolvimento do casal, no decorrer do livro, os personagens percebem que há muito mais entre eles do que  apenas uma atração, tornando a história mais atrativa e empolgante, prometendo ao leitor uma história de amor de deixar o coração disparado.


O livro cumpre o que promete, muitas vezes nos vemos quase pulando de euforia pelo casal ou quase indo para o hospital com um infarto de tanta raiva, mas isso é normal dos livros. O que seria de uma história sem um pouco de raiva, não é? Mas, devo informar, que Cartas Para Uma Falsa Dama é bem surpreendente, o que nos faz ficar lendo para ver o que vai acontecer. 


A narração é em terceira pessoa e, embora seja bem escrito, é uma pena que não seja tão boa quanto o enredo. Muitas vezes nos pegamos entediados pela repetição excessiva da narração, a falta de humor que vemos tanto nesse tipo de romance e a falta de leveza. Eu não diria que é uma escrita muito ruim, pois não é, mas com certeza não é ela que prende o leitor ao ler o livro e, sim, a história misteriosa, dramática e romântica.

“Ela afetava seu julgamento, é Tristan não podia permitir isso. Era um conde e possuía responsabilidades. Emoções eram perigosas, emoções destruíram vidas. Permitir que uma emoção forte se arraigadas significava mandar às fracas o bom julgamento.”

Não ouso dizer que Cartas Para Uma Falsa Dama se tornou meu romance favorito, de longe é, mas gostei bastante da história e do modo como ela caminhou para o final, que foi bem surpreendente. Indico esse livro para quem gosta de livros com personagens cativantes, ação, drama e um belo romance. 

A Editora Harlequin arrasou nessa edição, com acabamentos perfeitos, capa em brochura, sem erros de ortografia e o tamanho das letras é razoável para a leitura. Sem contar que a capa contém toda a delicadeza de Francesca e representações da época.

12 comentários:

  1. Eu tô muito apaixonada pelo Tristan, é isto!

    ResponderExcluir
  2. A modelo da capa desse livro me lembrou muito a modelo da capa de "A Indomável Sofia", de Georgette Heyer aaaa

    ResponderExcluir
  3. Romances de época, quem não é apaixonada por este gênero? Eu simplesmente AMO e este, Cartas para uma falsa dama, me lembrou muito os da Julia Quinn que eu simplesmente amo! Fiquei encantada com ele só pela tua resenha, já vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que seja um romance de época, não achei parecido com os da Julia Quinn. Mas isso não tira o fato de que é um livro bom. Coloque sim!

      Excluir
  4. Ótima resenha, bem construída. Simplesmente amo livros desse gênero. A única coisa que não curti foi a capa, mas... não vale julgar um livro pela capa né?!

    ResponderExcluir
  5. Romance de época não é um dos meus preferidos e vou confessar que só li um com muito sacrifício Kkkkkk Mas gostei da sua resenha <3

    ResponderExcluir
  6. Uau! Não conhecia o livro, mas já quero conhecer a história de Francesca. Comecei a ler romances de época a pouco tempo e ainda não conhecia este. Adorei a resenha, já adicionei na listinha pra ler também!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro está na minha lista já tem um tempinho, mas ainda não consegui ler, e toda vez que leio uma resenha dele, fico mega curiosa. Adoro esses romances envolventes, que deixam o leitor louco, quase infartando rs' Adoro romances de época, mas já tem um tempinho que não leio,talvez esteja na hora de voltar em grande estilo, com esse romance! Adorei a sua resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gente! Esse livro parece ser o maximo hein
    Ja fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante a história. Acho que vale a pena dar uma chance! Vou ler.
    Beijos
    Www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conheço este, mas edtou curiosa, gosto do genero.
    Sua resenha é bem detalhista, gostei.
    Está de parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir