[Resenha] O Beijo das Sombras - Richelle Mead - Tempestades Literárias

15 de out. de 2018

[Resenha] O Beijo das Sombras - Richelle Mead

| |
[Resenha] O Beijo das Sombras - Richelle Mead







Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens. 
Richelle Mead │ Editora Agir │ 320 páginas
[Resenha] O Beijo das Sombras - Richelle Mead

Rose Hathaway é uma Dampir aprendiz, melhor amiga e protetora de Lissa Dragomir, uma princesa Moroi. Ambas foram encontradas, após fugir da escola há dois anos, por guardiões e levadas para São Vladimir, um colégio do mundo vampiresco. O motivo das amigas terem fugido ainda era muito curioso, mas o que elas teve que enfrentar foram os colegas maldosos e detenções após as aulas, no caso de Rose. Ficar no quarto depois das aulas e ter treinamentos extras com Dimitri, o melhor guardião de São Vladimir, passou a ser a nova rotina de Rose, por ter ficado dois anos afastada. Lissa, por outro lado, conseguiu resgatar sua popularidade e status de princesa novamente. Tudo parecia tranquilo, até que animais mortos começam a aparecer para atormentar Lissa. Percebendo o quanto a amiga estava arrasada, Rose começa a treinar com mais esforço, já que deseja proteger a princesa e se tornar a melhor guardiã que ela poderia ter. Mas os acontecimentos não param por aí, Lissa começou a agir estranho, se tornando obscura e distante, deixando a aprendiz preocupada e determinada a descobrir o que está acontecendo.  

Esse foi o primeiro contato com vampiros, pois não tinha tanta curiosidade assim, mas Richelle me fez ficar apaixonada pelo universo do vampiresco. Em O Beijo das Sombras, ela nos mostra uma nova versão dessa mitologia, usando Dampir, metade humano e metade vampiro, sendo mais ágeis e fortes, Moroi, vampiros de sangue puro e Strigoi, os vampiros maus que todos temem, o lado negro. 

“Ganhar poderes superiores não significa que você esteja plenamente apto a usá-los”

A protagonista, desde o inicio, foi minha personagem favorita em toda a história. Rose se mostra uma jovem divertida, sarcástica, amiga e muito mandona, mas nunca impedindo que Lissa tomasse suas próprias decisões. A conexão que ela tem com a amiga, fruto de um acontecimento que resultou na morte dos pais e irmão da princesa Dragomir, deixa a história completamente diferente e empolgante, aliás, Rose sente e vê tudo o que Lissa faz. A dampira também se mostra muito segura de si, mas podemos perceber que há uma parte sensível dentro da jovem. Rose Hathaway, com toda a certeza do mundo, tornou-se minha personagem feminina favorita.

Lissa também teve seu destaque, deixando a sua marca na história e em nossos corações. Embora a princesa seja uma pessoa doce e aparenta ser vulnerável, ela é completamente forte, independente e muito amiga, protegendo a Rose muitas vezes, direta ou indiretamente, do perigo que está rondando pela escola. Eu fiquei fascinada com a conexão e parceria da princesa Moroi e da Dampira, a proteção e carinho entre as amigas é totalmente reciproco, mesmo com muitos altos e baixos na amizade.  

Dimitri... Ah, Dimitri, o que falar dele? Fiquei sem folego só de me lembrar do personagem, que é descrito como um homem sexy e muito misterioso, o que só fez minha atração por ele crescer demasiadamente. Ele é o tipo de personagem que você se apaixona já de cara, mas, para a nossa felicidade ou infelicidade, não foi assim com a amada Rose. O romance entre eles se desenvolve no tempo certo, não deixando nada corrido ou embaraçoso, pois conseguimos ver o carinho, atração e paixão nascer a cada página lida. Não posso dizer que não senti falta de mais ação entre eles, mas, para uma série de livro tão extensa quanto essa, eu acho que foi tudo feito com precisão. 

"— Você viu aquele vestido?
— Eu vi o vestido.
— Você gostou? — Ele não respondeu. Eu entendi como um sim.
— Eu vou por em perigo minha reputação se eu o usar no baile?
Quando ele falou, eu mal pude ouvir ele.
— Você vai por em perigo a escola."

O Beijo das Sombras traz assuntos como automutilação, bullying, namoros e amizades em um ambiente escolar. Alguns assuntos são mais explorados que outros, mas nenhum passa despercebido pelos leitores. A automutilação, que é um assunto psicológico, não tem uma grande profundidade, porém nos mostra o que leva uma pessoa a fazer isso e por quais motivos, além das consequências. Não preciso nem me aprofundar no bullying escolar, pois você percebe logo de cara quando Rose e Lissa chegam a escola. O livro ao todo tem um enredo muito bem planejado e trabalhado, assim como um ótimo desenvolvimento no decorrer da história. Os assuntos nesse primeiro volume são tratados de forma simples e direta, sem enrolação, como acontece em muitos livros.

A escrita da Richelle é tão leve, de uma forma muito simples e fluída. A autora usa bastante gírias, o que só me faz ficar mais conectada com a história e personagens. A narração é em primeira pessoa é super gostosa de ler, nos deixando sentir o gostinho de como seria ser Rose Hathaway. Eu amei o livro e amei demais a escrita da Richelle, o que me deixou com uma imensa vontade de ler as sequências da série Academia de Vampiros. 

Acredito os próximos volumes vão me surpreender e já estou curiosa para concluir essa série que está me deixando apaixonada pelos vampiros, o que é uma surpresa, pois eu tinha um pequeno preconceito literário com esse tipo de livro. Espero que Aura Negra possa me conquistar tanto quanto O Beijo das Sombras. 

Sobre a série

[Resenha] O Beijo das Sombras - Richelle Mead

A série Academia de Vampiros é composta por seis volumes, sendo iniciada por O Beijo das Sombras. Todos os livros são vendidos no site da editora, livrarias e sites do Brasil.

18 comentários:

  1. Uau! Que resenha incrível! Fiquei muito curiosa para ler, gosto muito de contos de vampiros.

    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, tenho certeza que não vai se arrepender. Muito obrigada!

      Excluir
  2. Amo livros filmes e séries de vampiros. Vou ler esse livro. Gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me fala se gostou, quero saber sua opinião também. Beijos!

      Excluir
  3. Que bacana o livro achei interessante que o livro não fala só de vampiros mais também fala de assuntos importantes como bullying, namoros e amizades, gostei muito da resenha fiquei bastante curiosa pelo livro bjs.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li esse livro. Ele parece ser bem intenso. Ja curti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é divertido e bem juvenil, mas também tem seu lado intenso. Se você gosta de livros assim, vai se familiarizar muito bem.

      Excluir
  5. Com exceção de Ter Vampire Diaries com o seu Damon lindo Salvatore, eu não curto muito essa vibe de vampiros rs Apesar disso, gostei bastante da tua resenha e saber que a estória se passa no ambiente escolar e entre adolescentes me animou a ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse livro temos o Dimitri, que é tão perfeito quanto o Damon. Pode investir nessa aventura, pois ela vai te conquistar muito.

      Excluir
  6. Bem clichê vampiresco (existe mesmo essa palavra? Sksksk), amo livro assim! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um clichê não tão clichê, entende? kkkkkkkkkkk você vai amar esse livro

      Excluir
  7. Já ouvi falar, mas nunca li. Estou ansiosa para comprar o meu, apesar de não curtir muito livro desse tipo. Amei a resenha, viu. Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você deve dar uma chance, pois pode acabar gostando, como eu. Você quem decide, mas não deixe de arriscar por medo de não gostar. Muito obrigada. Beijão!

      Excluir
  8. Me fez lembrar de crepusculo , amo livros com história voltada há vampiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que seja de vampiros, acho bem diferente de Crepúsculo. Mas vale muito a pena ler Academia de Vampiros, tenho certeza que irá gostar, principalmente porque você já gosta de livros de vampiros.

      Excluir
  9. Bem interessante esse livro hein? sua resenha foi muito boa! deu vontade de ler! bjo

    ResponderExcluir