[Dicas] 5 motivos para ler romances de época - Tempestades Literárias

9 de jan. de 2019

[Dicas] 5 motivos para ler romances de época

| |
Quem não se encanta por vestidos de festas deslumbrantes e bailes que nos fazem querer levantar e dançar junto com a mocinha? Não sei vocês, mas eu amo esse tipo de livro e por esse motivo eu vim dar 5 motivos para ler romances de época


5 motivos para ler romances de época

1- Viajamos para outra época 


5 motivos para ler romances de época


Quem não gostaria de estar no século dezoito? Onde mulheres ainda usavam vestidos longos e homens seus paletós chiques? Óbvio que não é somente coisas boas, nos livros de romances de época conseguimos ver muito o preconceito das pessoas, mas também vemos diversas mocinhas tentando quebrar esse padrões e mostrar que seu lugar é onde ela quiser. 

Para você ler romance de época deve estar ciente de que a cultura, o modo de vida e o pensamento são de centenas de anos atras, portanto eles não terão sempre uma mente tão aberta quanto a nossa nos dias de hoje. Você tem que entrar não só no personagem, mas também na época. Muitas pessoas não gostam ou não se adaptam exatamente por esse motivo, mas aqui vai uma dica: se você não gosta de personagens fracos, que ficam de cabeça baixa para tudo, leia os livros da Sarah MacLean, Tessa Dare, Julie Garwood e Julia Quinn. 

2- Uma sociedade preconceituosa


5 motivos para ler romances de época

Você ler um livro onde há uma sociedade mega preconceituosa não é ruim quando se tem uma grande mensagem por trás. Antigamente, na época em que as mulheres tinham que debutar e se casar com um homem rico, se ela não fosse bonita seria descartada de lado, ou seja, seria uma daquelas mulheres que ficam sentada na mesa vendo as boitas dançarem com os melhores partidos e seriam tachadas de solteirona. Com isso, vemos a evolução do personagem, como que ele lida e supera a marca que a sociedade discriminatória deixou. Além de tudo, também aprendemos com eles, a superar e respeitar o próximo. 

3- Romance diversificado


5 motivos para ler romances de época

Normalmente, os livros de romance de época tem como características aquele amor cão e gato ou com uma pitada de sedução, mas se você procurar bem achará vários livros adolescentes e que se passam em outras épocas. 

Eu sei que nem todo mundo gosta de um romance picante ou como o da Cinderela, embora muitos livros sejam inspirados nesse conto. Nos livros de épocas vocês verão que há romances para todo o tipo de gosto; existe aqueles mais fofos, também há aqueles com uma pegada bem caliente, mas basta você encontrar o seu tipo favorito. 

4- Representatividade das mocinhas


5 motivos para ler romances de época

Não existe nada melhor do que ler um livro onde a protagonista é destemida. Odeio quando leio alguma história onde a mocinha fica de cabeça baixa e deixa todo mundo pisar nela, acho que é por isso que amo tanto esse gênero, pois em 99% dos livros de romance de época a protagonista se mostra forte e independente, querendo quebrar padrões posto por uma sociedade opressora. 

Tenho que mencionar que elas também não abaixam a cabeça para os mocinhos da história, muitas vezes os enfrenta, o famoso cão e gato conhecido dentro desse gênero. Caso gostem desse tipo de romance, deixo aqui uma indicação: Cilada Para Um Marques, Sarah MacLean. 

5- Mocinhos apaixonantes


5 motivos para ler romances de época

Ah, os mocinhos! Eles são do tipo que pegam nosso coração e não devolvem nunca mais, principalmente os libertinos. Acho que tem pedaços do meu com cada um deles. Se você ama um homem cavalheiro, romântico e bem humorado (ou não) pode ter certeza que você está no caminho certo para acha-lo. Mas antes de tudo, fique consciente de que quando terminar os livros, seu coração não terá espaço para mais nada. 

Quotes de alguns livros 

“- Meu Deus – disse Irene, engasgada -, seu coração bombeia sangue ou água gelada? Ou talvez o senhor não tenha coração.
- Meu coração, srta. Deverill, não é da sua conta.
- Graças a Deus – resmungou ela.”
― A Verdade Sobre Amores e Duques, Laura Lee Guhrke.


“Ele era tudo o que diziam ser. Escandaloso. Perverso. Um canalha total. Tudo o que a Sociedade rejeitava – ao mesmo tempo que louvava. Como seu próprio cunhado, e muitos outros homens e mulheres da aristocracia britânica. Um belo exemplo do que havia de pior naquele mundo em que ele tinha nascido. Para o qual ela tinha sido arrastada. Sophie o odiou no mesmo instante.”
― Cilada Para Um Marques, Sarah MacLean.


“- Eu não pedi para ser salva, lorde Nicholas – retrucou ela, o tom de voz subindo.
- É, bem, considerando que eu salvei a sua vida duas vezes nesses dois dias desde que a conheci, devo sugerir que peça da próxima vez.”
― Dez Formas De Fazer Um Coração Se Derreter, Sarah MacLean.

“- Você é meu lar, Susanna. Meu lar, meu coração, meu maior amor. Onde quer que você esteja, esse é meu lugar. Sempre.”
Uma Noite Para Se Entregar, Tessa Dare.

Se você gostou dos 5 motivos para ler romances de época, comente aqui embaixo para eu fazer de outros gêneros. 

15 comentários:

  1. ah eu adoro livros classicos e com certeza os romances de época entre eles, esses com certeza sao ótimos motivos pra le-los

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Amo esse tipo de romance. É tão épico ♥
    Adorei os motivos para lê-los.

    Beijos!


    https://blogmeumundonofundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de romances de época, as histórias faz a gente viajar para outra época como você disse, são 5 motivos ótimos pra ler os romances de época, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fascinada por romances de época.
    O bom é que têm conteúdos relevantes né? Adoro

    ResponderExcluir
  5. A minha iniciação na leitura foi com romances ❤️ Muito bom o seu texto.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não é bem a minha preferência, mas as histórias são interessantes na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  7. Realmente mocinhos apaixonantes e super charmosos sempre tem. É um dos motivos de eu assistir!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho muito legal esse tipo de romance, queria inclusive ter mais tempo para ler. Também gosto de assistir filmes de época haha.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  9. Lindo esses romances. Uma boa inspiração pra gente. Valeu pelas indicações. Valeu

    ResponderExcluir
  10. Amo esses romances clássicos, os mocinhos são maravilhosos.
    Como você disse tem aquele amor cão e gato, que a gente ama ver.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu amei os 5 motivos, na verdade a maioria deles me são muitos atrativos ! Mocinhas valentes, e romances diversificados são os meu favoritos. Vou da uma pesquisada em alguns livros para ler!

    ResponderExcluir
  12. "...seu coração bombeia sangue ou água gelada? Ou talvez o senhor não tenha coração..." EU AMEI

    ResponderExcluir
  13. Amo romances de época! Dei gritinho ao ver Mr. Darcy no início do post!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ahh adoro um romance de época e tem um tempinho que não pego um para ler, preciso voltar a ler Os Bridgertons, via virar série e não vejo a hora. Tenho muita vontade de ler os livros da Sarah e já tenho um aqui, Cilada para um Marquês. Espero gostar!

    beijos!

    ResponderExcluir